O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou nesta quinta-feira (05) da abertura da Oficina de Planejamento das ações estratégicas de enfrentamento da hanseníase da Macrorregional Nordeste, no Hotel Fiesta, em Salvador. A mesa solene do evento teve a presença do diretor de Informação, Educação e Comunicação suplente, Gerald Saraiva, que é secretário de saúde do município de Anagé, e da subsecretária da Saúde do estado, Tereza Paim.
Durante a oficina, realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), foi anunciado que a Bahia será um dos seis estados a fazer parte de um Plano Piloto, lançado para enfrentar o agravo. A programação do evento, que tem como objetivo apoiar estados e municípios sobre o planejamento de ações estratégicas de enfrentamento à hanseníase, segue até sexta-feira (07).
“A melhor parte é que nós fomos ouvidos. O município foi convidado, é um ator principal, está fazendo parte da construção desse novo momento, dessa nova política de elaboração do projeto. A gente pôde falar um pouco das nossas dificuldades como secretários e o COSEMS pôde mostrar como é atuante e como ele é parceiro do estado na busca pela melhoria da saúde da população. Quando nós secretários somos convidados a fazer parte da criação de um novo modelo de enfrentamento de uma doença como a hanseníase, é um sonho. E como representante do COSEMS eu fico ainda mais feliz”, destacou Gerald Saraiva.
Durante os três dias terão painéis e oficinas de com temas como: “A importância do planejamento para o enfrentamento à hanseníase à luz da Estratégia nacional para o enfrentamento da Hanseníase: 2019-2022; “Situação epidemiológica da hanseníase no Brasil”; “Sustentabilidade das ações dos programas de Hanseníase considerando os instrumentos de gestão e os processos de pactuações entre os entes da federação”, dentre outros.