Esta semana a Bahia deu um importante passo para a qualificação da Atenção Básica com o início da construção do Programa PlanificaSUS nas Regiões Consorciadas de Saúde de Valença e Simões Filho. A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, gestores municipais e técnicos do COSEMS/BA participaram na última quarta-feira (22), na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), da reunião sobre o processo de implantação nas duas regiões que serão pilotos do programa.
Também participaram do encontro os secretários municipais de Saúde Andreia Souza de Jesus (Wenceslau Guimarães); Erica Azevedo (Nilo Peçanha); Italuana Guimarães (Cairu); Jeanine Costa Fonseca (Valença); Lorena Lemos Leite (Igrapiúna); Nivia Nunes (Nova Ibiá); Tatiane Rebouças (Mata de São João); Wilson Martins (Conde) e Stela Souza, que além de presidente do conselho, é secretária de saúde do município de Itaparica.
“Como secretária de saúde destaco a importância dessa planificação. Este trabalho tem sido muito bem feito e a repercussão na Atenção Básica foi muito boa. Falo isso não só como secretária de saúde, mas também como presidente do conselho, que acompanha de perto todo este movimento. Para chegarmos até esse passo de implantação nessas duas regiões, vencemos várias etapas. Nós temos que comemorar e agradecemos”, reforçou Stela.
O programa, uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Hospital Israelita Albert Einstein, possibilitará a organização da linha de cuidados das condições crônicas a partir da Atenção Básica, com atividades envolvendo cerca de 3200 trabalhadores. “A idéia é até o final de 2020, qualificar a Atenção Básica desde a assistência aos usuários, os processos de trabalho, além dos fluxos de cuidado para as Policlínicas. Mais uma vez a Bahia demonstra que somente com a integração Estado e Municípios poderemos construir um SUS mais forte”, destacou o diretor de Atenção Básica da SESAB, Cristiano Sóster.