O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou nesta segunda-feira (20) do seminário sobre mortalidade materna realizado pelo Ministério Público Estadual (MPE), nesta segunda-feira (20), na sede do CAB. O conselho foi representado pela secretária de Saúde do município de Riachão de Jacuípe, Juliana Carneiro. O coordenador de Apoio Institucional do conselho, Manoel Henrique, também esteve presente no evento.
Durante todo o dia foram abordados assuntos como morte materna, violência contra a mulher, identificação de óbito materno, além de apresentação de casos de morte materna.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 830 mulheres morrem por dia no mundo durante a gestação, no parto ou até 42 dias após o parto. As causas dessas mortes, conhecidas como morte materna, podem ser classificadas como morte materna direta, decorrentes de doenças específicas da gestação, ou indireta, quando ocorrem em razão de uma complicação prévia como doenças do coração.