Representantes do grupo executivo da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS parabenizaram o Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Bahia (COSEMS/BA) pela execução do projeto Projeto Apoiador Cosems no estado. O grupo, composto por integrantes do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde, realizou nesta terça e quarta-feira (07 e 08 de maio) visita de acompanhamento.
“Ficamos muito felizes em saber que a Bahia continua se destacando na experiência do apoio institucional do COSEMS Bahia. Um dos pontos é a integração de fato da diretoria, secretários municipais, equipe de apoio e escritório. Temos certeza a gestão do SUS nos 417 municípios do nosso estado está sendo fortalecida pelo nossa atuação, que vem ao encontro do objetivo do projeto, que é o fortalecimento da gestão municipal e o avanço na qualificação das políticas públicas de saúde”, comemorou a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza.
O coordenador de Apoio Institucional do Cosems/Ba destaca a importência da atuação do apoio para o fortalecimento do SUS. “Vale ressaltar que também temos uma ação muito legitimada nas Comissões Intergestoras Regionais, trabalhamos lado a lado com os coordenadores de CIR das Regiões de Saúde, que são gestores eleitos para coordenar essa instância de construção do SUS, e a equipe do apoio tem trabalhado muito na qualificação da sua prática de apoio institucional que é estar ao lado do secretário de Saúde ajudando a exercer sua função de formulador de política pública, contribuindo para o fortalecimento do SUS”, ressaltou.
De acordo com Denise Rinehart, representante do CONASEMS integrante do grupo executivo, a Bahia tem desempenhado uma experiência muito positiva no acompanhamento e na avaliação do projeto. “Percebemos que todos são muito engajados nas ações que estão sendo desenvolvidas. Existe uma integração muito boa e harmoniosa entre apoiadores, presidência e equipe técnica do COSEMS. A gente compreendeu que há uma perfeita noção do que é o trabalho do apoiador e os frutos que este trabalho pode dar, tanto no fortalecimento do COSEMS como entidade de representação do colegiado, de gestores do estado, como também como fortalecimento do SUS baiano”, destacou.
O primeiro dia de atividade foi marcado pela reunião dos representantes da rede colaborativa com o coordenador de Apoio Institucional do COSEMS/BA, Manoel Henrique, e com os apoiadores regionais. Já no segundo dia, a agenda foi com a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, a diretora financeira, Jacqueline Bomfim, do diretor de Informação, Educação e Comunicação, Pablo Campos Alves, do representantes do COSEMS/BA na CIB, Raul Molina, e do secretário municipal de Saúde de São Félix, Odilon Cunha Rocha.
As visitas de acompanhamento estão sendo realizadas em todos os COSEMS do Brasil e é por meio deste monitoramento mais próximo dos apoiadores, coordenadores e da própria diretoria dos COSEMS que o grupo avalia e compreende os impactos e efeitos deste projeto no SUS, nas regiões de Saúde e no trabalho da gestão, já que o principal trabalho apoiadores é junto ao fortalecimento da gestão municipal do SUS. Até o momento o grupo visitou cerca de 18 COSEMS.