Cerca de 1500 gestores participaram do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e XVIII Congresso do COSEMS-CE nos últimos dias 29, 30 de abril e 1º de maio, no Centro de Eventos do Ceará. O evento mostrou o protagonismo nas discussões referentes ao Sistema Único de Saúde e a força dos COSEMS e Conasems na defesa das demandas municipalistas. A delegação da Bahia se destacou durante o evento com a participação de mais de 60 pessoas.
Foram três dias de intensa programação com espaço para diversas discussões necessárias para quem trabalha promoção dos serviços e nas melhorias ao acesso do Sistema.
No último dia do evento, a presidente do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e diretora de regionalização do CONASEMS, Stela Souza, coordenou o painel Regionalização e os desafios do Planejamento Regional Integrado (PRI).
Mostra de Experiências Exitosas
Seis cidades da Bahia participaram da Mostra Norte e Nordeste, foram elas Feira de Santana, Governador Mangabeira, Itaparica, Ituaçu, Santa Rita de Cássia e São Félix. O trabalho do município de São Félix “Prevenção do Câncer de Colo do Útero e seguimento dos resultados alterados: uma experiência exitosa no Município de São Félix – BA” ficou com o primeiro lugar da Bahia.
Também foram apresentados os trabalhos “Articular para cuidar” (Feira de Santana), “CAPS no processo de (re)construção do território!” (Itaparica), “Implantação Do Prontuário Eletrônico Do Cidadão/ PEC nas Unidades De Saúde Da Família Do Municipio De Governador Mangabeira” (Governador Mangabeira), “Projeto Nasf AB Na Praça: Trilhando Novos Caminhos Na Saúde” (Ituaçu) e “Um olhar sobre o tracoma” (Santa Rita de Cássia). De acordo com a organização do evento, a Bahia esteve entre os três municípios que apresentaram o maior número de experiências inscritas na mostra regional.