Inaugurado há dois anos, o Hospital da Mulher (HM) da Bahia é referência para moradoras da capital e do interior. Desde janeiro de 2017, quando foi inaugurado, até fevereiro deste ano, o hospital contabilizou 350 mil atendimentos, sendo 19 mil cirurgias. No último sábado (16) a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, visitou a unidade hospitalar. Acompanhada do superintendente de Atenção Integral da Saúde, Jassicon Queiroz, Stela visitou o hospital e conversou sobre o serviço que tem sido prestado às mulheres da Bahia.
“O Hospital da Mulher vem prestando um cuidando das mulheres da Bahia. O hospital deu vazão à demanda reprimida e vem resolvendo o problema das pacientes e melhorando a qualidade de vida delas com um atendimento qualificado e humanizado. É muito gratificante acompanhar a evolução deste trabalho”, afirma Stela.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), desde janeiro de 2017, quando foi inaugurado, até fevereiro deste ano, o hospital contabilizou 350 mil atendimentos, sendo 19 mil cirurgias. “E o trabalho não para. Estamos realizando mutirões de cirurgias benignas nos finais de semana para zerar a demanda e diminuir o tempo de espera das pacientes. Não vamos parar os mutirões até que o tempo de espera dessas mulheres seja de 30 dias. A expectativa era zerar a demanda em 2020, mas já estamos operando as mulheres previstas para agosto”, comemorou Jassicon.
Um dos pontos altos da visita foi a passagem pelo setor de Oncologia e Quimioterapia do hospital, inaugurado em outubro de 2018. Com a entrega, o HM se transformou em Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).