Secretários de Saúde, representantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA) e técnicos dos municípios participam nesta segunda e terça-feira (18 e 19 de março) da Oficina Devolutiva para Avaliação da Rede Cegonha (RC). O encontro está sendo realizado no Salão nobre do Ministério Publico do Estado, no Centro Administrativo da Bahia.
O objetivo da oficina é apresentar os resultados do processo avaliativo das diretrizes da Rede Cegonha e alinhar a agenda de trabalho para qualificação das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento. O primeiro dia do encontro é voltado para as maternidades das regiões ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença. Já o segundo dia para regiões de Camaçari e Salvador.
Também participam do encontro diretores e coordenadores da obstetrícia e neonatologia (medicina e enfermagem) das maternidades vinculadas aos Planos de Ação Regional da Rede Cegonha (PAR-RC) pactuados e publicados até 2015; representantes do Conselho Estadual de Saúde; representante do Núcleo Estadual Do Ministério Da Saúde (NEMS-BA) e representantes do Grupo Condutor Estadual da RC.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.