A qualificação Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em uma parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Ministério da Saúde e o CONASEMS, foi iniciada nesta quarta-feira (27). Com abrangência nacional, a qualificação será ofertado para 5.489 gestores e trabalhadores atuantes na Atenção Básica do SUS, contemplando 3.254 municípios.
O objetivo da qualificação é estimular o desenvolvimento dos atendimentos clínicos farmacêuticos na Atenção Básica, contribuindo com melhores resultados para saúde da população, assim como ressignificar o papel do farmacêutico integrado à equipe de saúde.
A iniciativa faz parte do projeto Atenção Básica: Capacitação, Qualificação dos Serviços de Assistência Farmacêutica e Integração das práticas de cuidado na equipe de saúde, cujas iniciativas prioritárias preveem a oferta de cursos de capacitação para 18.600 profissionais da Atenção Básica do SUS e apoio à implantação do serviço de cuidado farmacêutico na Atenção Básica nos municípios.
Fonte: www.conasems.org.br