A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, coordenadora-adjunta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), conduziu a reunião do grupo realizada nesta quarta-feira (20/2), no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, coordenador da CIB, também participou da reunião.
Durante o encontro foram realizados encaminhamentos importantes como a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para debater a regionalização da saúde na Bahia. Também ficou definido que o GT de Cirurgias Eletivas do COSEMS/BA fará uma avaliação da execução 2018 e realizará uma reunião, já no início da próxima semana, para discutir a pactuação de 2019. “Alguns pontos precisam ser alinhados. A nossa proposta é de valorização do município e do domínio do município sobre a regulação. Também A distribuição de recurso também precisa ser definida para que a gente publique uma resolução e comece a utilizar o valor que já está disponível”, destacou a presidente do COSEMS/BA.
Sobre as diretrizes para mudança de finalidade das UPAS 24h, foi ratificado, conforme pactuação já realizada com o Grupo Condutor de Redes, que os municípios têm até 31 de março para justificar a mudança de finalidade. Todas as resoluções apresentadas durante a reunião foram aprovadas. A mesa solene também foi composta pelos membros CIB representantes do COSEMS/BA Luiz Galvão, secretário de saúde de Salvador; Odilon Cunha, secretário de saúde de São Félix; Charles Pereira, secretário de Saúde de Brejolândia; Luiz Pinho, secretário de Sento Sé, além de Cristiano Soster, Cassio Garcia e Ivonildo Bastos, representantes da Sesab.