Em reunião realizada no auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, na tarde desta quarta-feira (23/1), a diretora financeira do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Jacqueline Bomfim, confirmou ao secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a participação da instituição na Semana Estadual de Imunização, evento que ocorrerá de 18 a 22 de fevereiro de 2019, em todas as unidades de saúde da atenção básica e nas escolas públicas e privadas do estado. O acordo também foi firmado com os representantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Para a diretora do COSEMS esta ação chega num momento oportuno, pois é o período de volta às aulas e fica mais fácil ampliarmos as ações de vacinação, estreitando a parceria entre a rede pública de saúde e as escolas da Bahia, “acredito que podemos ampliar ainda mais o números de parceiros para garantir o total sucesso dessa campanha. Não podemos abrir mão de nenhum tipo de apoio para alcançarmos os objetivos de cobertura das vacinas obrigatórias estabelecida pelo Ministério da Saúde”, apostou a gestora. Jacqueline Bomfim também informou que o COSEMS/BA vai iniciar um levantamento com todos os gestores municipais de saúde sobre a quantidade disponível de cadernetas de vacinação em suas unidades.
No encontro, também ficou acordado que será feito um levantamento nas escolas da rede pública e privada da Bahia, sobre o efetivo cumprimento da Portaria Conjunta SEC/SESAB, de 29 de agosto de 2018, que torna item obrigatório a apresentação da Carteira de vacinação dos (as) estudantes, menores de 18 anos, no ato da matrícula. Caso o responsável pelo estudante não apresente o documento na matrícula, a portaria estabelece que ele será notificado pela escola e terá o prazo de 30 (trinta dias) para apresentar a situação vacinal do estudante atualizada, sob pena de ser denunciado ao conselho tutelar para as devidas providências legais.