“Foi um final feliz, mas precisamos acompanhar de perto a execução dos recursos pactuados”, foi com essa frase que a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza resumiu o resultado de Consenso obtido na CIB Extraordinária para aprovação da Programação Pactuada Integrada (PPI), realizada na manhã desta segunda-feira (21/1), no auditório da união dos Municípios da Bahia (UPB).
Para Stela Souza, o consenso foi mais uma prova de maturidade dos gestores, fato que demonstra o elevado senso de responsabilidade e preocupação com a melhoria da assistência na Saúde para a população da Bahia. “Estou honrada em participar deste momento histórico e tenho certeza de que todos os meus colegas gestores também estão. Quero agradecer ao secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-boas, e ao meu colega secretário de Saúde de Salvador, Luis Galvão, a diretoria executiva e a equipe técnica do COSEMS/BA pelo empenho e dedicação para promover o consenso. Neste processo saímos todos vencedores”, comemorou.
No momento de maior expectativa do encontro, o pronunciamento do Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas, foi conciliador ao aceitar os termos da negociação proposta pelos membros da mesa diretora da CIB, “em favor de um consenso nós entendemos que, excluídas algumas inconsistências que ainda persistem e podem ser tratadas pela área técnica após essa CIB, nós podemos pactuar dentro da proposta que foi colocada aqui na mesa e garantimos o consenso”, definiu Vilas-Boas. Para o secretário de Saúde de Salvador, Luis Galvão, o consenso, construído depois de muita negociação, vai beneficiar toda a população da Bahia.
Assista ao vídeo de agradecimento da presidente do COSEMS/BA Stela Souza