A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, recebeu das mãos do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o primeiro kit de trabalho para agentes de endemias, material que será distribuído a partir do início de janeiro de 2019. O ato foi realizado na abertura da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde desta quinta-feira (20/12), no auditório da União do Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Serão disponibilizados sete mil duzentos e setenta oito kits, representando um investimento superior a R$2,6 milhões, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), para que todos agentes de endemias recebam uma bolsa padronizada, contendo 26 itens indispensáveis para a realização do trabalho de campo de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Para Stela Souza, o kit chega em boa hora, pois o verão está começando e os números de casos destas doenças tendem a aumentar, “parabenizo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia por entender que é muito importante para os municípios ter seus agentes de endemias, devidamente equipados para combater com eficiência o mosquito Aedes aegypti”, elogiou.
De acordo com a Superintendência de Vigilância e Proteção em Saúde da SESAB (SUVISA), de primeiro de janeiro a 6 de novembro de 2018 foram notificados na Bahia 8760 casos suspeitos de Dengue, 4080 casos de Chikungunya e 1296 do vírus zika.
RELAÇÃO DE ENTREGA DOS KITS ACE PDF