A Mesa de abertura do Seminário de Planejamento 2019, promovido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), composta pela presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, pelo presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério do Público da Bahia, Rogério Queiroz, o vice-presidente do COSEMS/BA, Rodrigo Kuada, a diretora financeira, Jacqueline Bomfim, o diretor geral, Geraldo Magela, o secretário de Saúde de Salvador, Luiz Galvão, e da secretaria de Saúde de Araci, Ana Ofélia Marques.
Prestigiando o Seminário de Planejamento 2019, o procurador do Ministério Público e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Rogério Queiróz, ainda na mesa de abertura, elogiou a iniciativa do COSEMS/BA em realizar o evento. Em sua fala, o procurador avaliou que planejar é algo de vital importância, principalmente em um período de incertezas na área econômica e de possível redução dos recursos para a Saúde para o próximo ano. “Na realidade, quem não planeja aceita qualquer resultado, nós precisamos de planejamento, principalmente, diante de um cenário difícil que está se desenhando para 2019″, afirmou Queiróz.
Após o evento de abertura, o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, trouxe para os seminaristas o estudo realizado por sua instituição sobre a “Atual Conjuntura da Saúde Pública no Brasil”. Em sua apresentação, Junqueira defendeu o aumento do repasse federal e estadual para auxílio do financiamento da Saúde Pública nos municípios, mas também destacou a importância e a responsabilidade dos gestores municipais sobre a execução dos recursos existentes e disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelos estados. “Utilizar os recursos destinados ao financiamento dos programas existentes é fazer gestão, é nossa responsabilidade, isso é nosso dever. Nós, gestores municipais, precisamos priorizar estas ações”, disparou.
No período da tarde, as discussões foram direcionadas para os temas relativos à Governança e a importância da participação dos municípios na implantação dos Plano Regional Integrado (PRI). Para tratar deste assunto, a mesa formada teve como debatedora a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, e como palestrantes, o coordenador da Assessoria Técnica do CONASEMS, Nilos Bretas, e seu assessor técnico, Rodrigo Faleiros.