Desenvolver estratégias que possibilitem a ampliação e a qualificação vacinal nas gestantes e nos recém-nascidos, este é o apelo que o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) faz para os (as) secretários (as) municipais de Saúde da Bahia, na reta final de 2018, “quero solicitar dos (as) gestores (as) uma atenção especial para a questão da cobertura vacinal nas gestantes e nas crianças, pois nossa meta é ver todas as mães e seus bebês devidamente vacinados em todos os municípios baianos”, pediu a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza.
A recomendação do Ministério da Saúde é que durante a gestação a mulher deve estar imunizada para a Hepatite B e Dupla Adulto (DT) ou Tríplice Bacteriana (DTpa) e o recém nascido, preferencialmente ainda na maternidade, para a Hepatite B e a BCG. A presidente do COSEMS/BA acrescenta que gestante precisa ficar alerta para o correto lançamento das vacinas na caderneta de vacinação da gestante. “Ao receber o Cartão da Gestante na unidade Básica de Saúde, logo na primeira consulta do pré-natal, deve-se verificar sempre no documento qualquer procedimento agendado, pois a caderneta será utilizada durante todo o período da gestação”, lembrou Stela Souza.
A Rede Cegonha é uma das linhas de Cuidado prioritárias eleita pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) para o ano de 2018, por isso, as ações referentes à Rede Cegonha estão sendo acompanhadas e estimuladas pelo COSEMS para serem desenvolvidas e aperfeiçoadas nos municípios baianos.