Discutir a atenção ao parto e ter contato com propostas elaboradas para qualificar os cuidados relativos à gestação e ao parto no município de Nazaré, este foi o objetivo do Seminário promovido pela Santa Casa de Nazaré, na sexta-feira (14/9), na cidade de Nazaré. O evento contou com as presenças da Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e secretária municipal de Saúde de Itaparica, Stela Souza, e do coordenador do Apoio Institucional do COSEMS/BA, Manoel Henrique.
Na abertura do Seminário, a presidente do COSEMS, Stela Souza, apresentou o conjunto de ações desenvolvidas pela instituição com o objetivo de fortalecer o direito sexual e reprodutivo nos municípios baianos. Ela citou como exemplo o projeto Gestação Legal, iniciativa que está em fase final de construção e que pretende fazer com que gestores, trabalhadores, mulheres gestantes e seus familiares saibam os seus diretos para que se possam exigir o devido cumprimento das leis, “nós pensamos que esse empoderamento da população trará significativas mudanças, pois a gestante e sua família passarão a exigir mais os seus direitos”, avaliou.
No evento, foi apresentado projeto desenvolvido em parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e a Santa Casa de Nazaré, tendo como foco a qualificação da Atenção à gestação, ao parto e pós-parto no município de Nazaré. Estiveram presentes ao encontro as secretárias municipal de saúde de Sapeaçu, Cristiane Brito, de Jaguaripe, Larissa dos Reis, e o Provedor da Santa Casa de Nazaré, Cleidson Prazeres.