O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) concluiu uma significativa Reunião Ampliada da Diretoria Executiva do COSEMS/BA na manhã desta quinta-feira (23/08), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, Salvador. A pauta girou em torno de importantes temas como Imunização, Terapia Renal Substitutiva (TRS), Oxigenoterapia e pedidos importantes sobre o Programa Mais Médicos (PMM), além do debate sobre a nova proposta para homologação da Programação Pactuada Integrada (PPI).
Sobre Imunização, TRS e PMM, houveram apresentações feitas pelo coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, pela nefrologista do Instituto de Nefrologia e Diálise (INED), Angiolina Kraychete e pela Coordenadora Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde) da Fiocruz, Carla Pacheco, respectivamente.
Sobre o PMM e a Oxigenoterapia, as demandas foram levadas pelas coordenadoras adjuntas de Comissão Intergestora Regional (CIR), Roberta Lima (Alagoinhas) e Cynthia Lopes (Guanambi). Como encaminhamentos, a presidente Stela Souza afirmou que vai reforçar a cobrança no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) da reposição urgente dos médicos para as vagas em aberto do Programa e, sobre oxigenoterapia, haverá revisão do protocolo sobre o programa e posterior validação da demanda na próxima Comissão Intergestora Bipartite (CIB).
PPI
Quanto ao tema da PPI, a presidente Stela Souza abriu o espaço para as falas e construiu assim um novo encaminhamento para homologação da PPI. O novo calendário encaminhado para CIB consta de período para ajustes até 26 de setembro, validação dos encaminhamentos até 28 de outubro e posteriores remanejamentos necessários até o dia 28 de novembro.