A intensa luta travada pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) junto à Secretaria da Saúde do estado da Bahia (SESAB) pela implantação e continuidade do Programa Mais Médicos (PMM) foi celebrada e reforçada durante o Seminário dedicado à comemoração dos 5 anos do Programa na Bahia que ocorreu na manhã desta terça-feira (21/08), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, Salvador.
Na oportunidade, a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, apresentou a pesquisa aplicada realizada pelo colegiado para diagnóstico e acompanhamento sobre a situação do PMM nos municípios baianos. “É muito bom ver que o Programa Mais Médicos, fruto de uma grande luta, hoje é reconhecido pela população e pelos gestores, que clamam por mais médicos nos seus municípios”, ressaltou Stela.
Segundo a presidente e os dados reforçados pela superintendente de Recursos Humanos da Sesab (SUPERH), Maria do Rosário Muricy, existem 1.522 médicos do PMM nos 369 municípios espalhados pela Bahia. “Temos de falar também dos desafios, especialmente da necessidade urgente de reposição dos médicos. Tem município que tem mais de um ano sem reposição. Tem outros 43, pelo menos, que tiveram corte de recursos por essa falta de reposição. Além disso, existem 222 vagas a serem preenchidas no Programa e estou cobrando junto com o CONASEMS esses avanços ao Ministério da Saúde”, completou Stela.
A atividade foi promovida pela Comissão de Securidade Social e Família da Câmara dos Deputados e teve a presença do deputado federal Jorge Solla, do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, do diretor da Atenção Básica (DAB/SESAB), Cristiano Sóster, do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Mendonça, do cônsul de Cuba na Bahia, Aléxis Moracén, e de uma das primeiras médicas que aderiram ao Programa, a médica Rosa Maria Salgado.
Para ter conhecimento do levantamento realizado pelo COSEMS/BA, leia aqui.
Nova Adesão
Para os municípios que ainda não aderiram ao Programa, saiu um edital para manifestação de interesse até esta sexta-feira (24/08). Confira a circular do Ministério da Saúde com orientações sobre o processo de adesão aqui.