O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) continua participando ativamente do Observatório de Maternidades conduzido pelo Ministério Público do Estado e incentivando a explanação de experiências exitosas dos municípios para os avanços da Rede Cegonha na Bahia.
Na reunião desta sexta-feira (17/08), a secretária de Saúde de Itaetê, Clézia Ribeiro, e o coordenador do Apoio Institucional do COSEMS/BA, Manoel Henrique Miranda, estiveram presentes na reunião que concedeu espaço à apresentação da experiência exitosa do município de Itaetê sobre o “Pré-natal: condição fundamental para um parto saudável ao binômio”.
Quem trouxe informações sobre a atuação de Itaetê foi a enfermeira obstetra que atua no município a partir de contrato da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) com a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), Grazielle Crisóstomo, que contou com o apoio do prefeito da cidade, Valdes Brito. “Através de um excelente trabalho da equipe e bom diálogo com as gestantes, nós conseguimos fazer mais de 130 partos que atenderam aos protocolos da Rede Cegonha, verificando criteriosamente os partos que poderiam ser feitos no Hospital de Itaetê”, afirmou Grazielle durante a apresentação.
Além da experiência bastante elogiada pelos presentes, estiveram na pauta de debates a apresentação de indicadores de Saúde na Rede Cegonha do município de Candeias, o diagnóstico das emergências obstétricas no Estado da Bahia feito pela Diretoria de Gestão da Rede Própria (DGRP) e apresentação do Curso de Capacitação para Gestores de Maternidades feito pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP). A próxima reunião do Observatório ficou agendada para o dia 28 de setembro.