Nesta terça-feira (14/08), o Ministério de Saúde publicou a Portaria 2.369/2018 que divulgou o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) e os valores que serão transferidos a todos os municípios que aderiram ao Programa. No total, o montante a ser alocado no Grupo de Vigilância em Saúde para ser usado em quaisquer ações e serviços de Vigilância em Saúde é de R$ 204.647.661,97 milhões no país e R$ 1.979.513,53 milhão na Bahia. Veja aqui a tabela com os municípios baianos contemplados e respectivos valores.
O PQA-VS é uma iniciativa para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) especialmente na área de Vigilância em Saúde, para que mais ações sejam implantadas a fim de melhorar a gestão, o processo de trabalho e especialmente os resultados nesta importante área de atuação da Saúde. Este é o quinto ciclo de avaliação do programa no Brasil.
Para entender um pouco mais sobre o Programa, acesse aqui o Manual do Módulo Municipal do PQA-VS e aqui o Resumo da Portaria de Consolidação nº 5, que também trata sobre o Programa.