Avançar nas definições pela melhoria nos serviços do Glaucoma foi o desejo em debate nesta quinta-feira (09/08) na sala de reuniões do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) durante GT que teve a participação da presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, da diretora financeira, Jacqueline Bomfim, do membro COSEMS/BA na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), Odilon Rocha e da coordenadora adjunta da Comissão Intergestora Regional (CIR) de Brumado, Kalilly Lemos.
“O que vai sair daqui é uma proposta que vai pensar no paciente de Glaucoma que está desassistido. A nossa luta é traçar estratégias para que o atendimento possa chegar até eles”, comentou a presidente do colegiado, Stela Souza.
A proposta foi discutida com a presença de representantes da Superintendência de Regulação da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (SUREGS/SESAB), da Secretaria de Saúde de Salvador e baseada nas Portarias 3.011/2017 e a última Portaria 2.141/2018 do Ministério da Saúde, que garantiu mais R$ 22 milhões de recursos para o atendimento do Glaucoma na Bahia graças à intensa atuação do COSEMS/BA.
Como encaminhamento, uma Resolução CIB com a definição será enviado até segunda-feira (13/08) ao Ministério da Saúde, com o informe de que a Bahia, através do GT de Glaucoma, vai realizar um estudo posterior sobre a real necessidade de atendimento em glaucoma conforme Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).