Trazer os depoimentos dos municípios para a mesa do Fórum Estadual de Regulação é um dos principais papéis que o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) tem exercido no Fórum realizado com a condução do promotor público da Bahia, dr. Rogério Queiroz. Nesta quarta-feira (08/08), a diretora financeira do COSEMS/BA, Jacqueline Bomfim, apresentou o resultado do levantamento de dados feito com os secretários municipais de Saúde através do auxílio do Apoio Institucional COSEMS/BA e equipe de escritório. Veja apresentação aqui.
“Para nós do COSEMS/BA, estes dados mostram as dificuldades que ainda persistem no sistema de regulação estadual. Precisamos continuar avançando para que o tempo-resposta na Regulação diminua o suficiente para atender bem a população nos municípios”, comentou Jacqueline Bomfim.
Como retorno aos questionamentos, a superintendente da Regulação (SUREGS/SESAB), Ana Paula Andrade, e a diretora da Central de Regulação, Rita de Cássia Santos, solicitaram as respostas do questionário, incluindo todas as sugestões informadas pelos gestores, para que seja possível respondê-las na próxima discussão do Fórum, marcada para 10 de outubro.
Outro encaminhamento do 5º Fórum foi a solicitação do promotor Rogério Queiroz para que o COSEMS/BA aglutine um levantamento sobre os Hospitais de Pequeno Porte (HPP) por macrorregião de saúde. Dados como capacidade instalada e serviços prestados serão importantes para melhor organizar a Regulação no SUS Bahia. A demanda foi prontamente aceita pelo colegiado estadual.