O fluxo para melhor atendimento da Neuropediatria no SUS Bahia foi ponto de pauta em reunião realizada nesta segunda-feira (06/08) no Ministério Público da Bahia, em Nazaré, Salvador. O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) esteve representado na mesa de discussões pelo membro COSEMS/BA na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), Odilon Rocha (SMS São Félix), que trouxe a realidade especialmente do interior sobre o tema na Bahia.
“Nós temos uma rede imensa no interior que tem suas necessidades e que precisamos incorporar a esse fluxo de neuropediatria”, comentou Odilon Rocha. Pelo COSEMS/BA, estiveram presentes também os assessores jurídicos Victor Silva e Clécio Lima.
A reunião teve a condução do promotor público do estado, Carlos Martel, do representante da Diretoria de Gestão do Cuidado da Secretaria da Saúde do estado da Bahia (DGC/SESAB), Bruno Reis, de técnicos da Secretaria de Saúde de Salvador – que apresentaram uma proposta de triagem para a neuropediatria – e de representantes de importantes centros de reabilitação como o Hospital Martagão Gesteira, o Instituto Bahiano de Reabilitação, a APAE Salvador e das Obras Sociais Irmã Dulce.
Como encaminhamento, o promotor público Carlos Martel solicitou ao COSEMS/BA um levantamento sobre a situação da rede de neuropediatria no interior, incluindo os Centros Especializados em Reabilitação, a quantidade de profissionais e como eles estão capacitados para atender a demanda de neuropediatria. A próxima reunião sobre o tema ficou agendada para o dia 10 de setembro, também em Nazaré, para apresentação destes dados recolhidos.