Dentro da programação do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), houve espaço para mais uma importante reunião do CONARES (Conselho Nacional de Representantes Estaduais) que contou com a participação da diretora de Descentralização e Regionalização do CONASEMS e presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, e da diretora financeira COSEMS/BA, Jacqueline Bomfim.
Na oportunidade, a presidente Stela Souza pontuou a necessidade de retomar o debate sobre o Glaucoma após a publicação da Portaria nº 2.141 de 12 de julho de 2018, que concretizou o aumento de mais R$ 22 milhões no aporte de recursos para o atendimento aos pacientes com Glaucoma na Bahia ao aumentar o parâmetro de prevalência para até 3% nos estados com produção superior ao percentual de 1,5% estabelecido pelo MS para a população acima de 40 anos.
“Eu quero aqui relembrar que aqueles valores da nova Portaria se referem ao corte de junho de 2016 a maio de 2017 e que falta ainda fazer o estudo sobre os novos pacientes que vieram depois, desde junho de 2017. Eu gostaria de pedir para que possamos avançar na questão da assistência para este paciente no Grupo de Trabalho. Fico feliz pelo resultado que conseguimos, muitos gestores já estão encaminhando com os pacientes que estavam sem assistência, mas precisamos continuar nessa luta.”
A demanda foi prontamente respondida pelo presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira. “Este é um compromisso nosso. Retomar o Grupo para pensar em uma nova proposta. A nova Portaria do Glaucoma significou aquilo que foi possível fazer neste primeiro momento e fomos protagonistas neste processo. Mas, na semana que vem, voltaremos a debater isto com o ministro da Saúde para alinhar o que é possível fazer agora até que a revisão da Política seja feita”, ressaltou.