O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), preocupado com a atual baixa cobertura vacinal de dezenas de municípios, realizou uma busca pelo levantamento de dados dos 63 municípios que estão com cobertura vacinal da poliomielite (paralisia infantil) abaixo dos 50%, segundo dados divulgados pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), Carla Domingues, na última reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
A iniciativa da presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, teve o auxílio da equipe do escritório e da equipe do Apoio Institucional do COSEMS/BA para entrar em contato com os gestores e levantar as dificuldades encontradas nos municípios para a imunização da população não só sobre a poliomielite, mas todas as demais enfermidades que precisam da imunização. Os resultados deste levantamento e do Plano de Ação proposto pelo colegiado serão enviados através de ofícios para a avaliação do Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria da Saúde do estado da Bahia (SESAB) e do Conselho Estadual da Saúde (CES-Bahia).
“Nós buscamos compreender as dificuldades dos gestores com a imunização através deste levantamento. O objetivo desta pesquisa e do plano de Ação criado pelo COSEMS/BA é fortalecer a imunização nestes municípios”, ressaltou a presidente durante a reunião que ocorreu nesta quarta-feira (11/07) na sala de reuniões do COSEMS/BA. Participaram do debate o assessor do gabinete da SESAB, Cássio Garcia, e a superintendente da Vigilância em Saúde(SUVISA/SESAB), Rívia Mary de Barros.
Confira o Plano de Ação aqui.