Para finalizar o primeiro dia do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica nesta quinta-feira (05/07) no Bahia Othon Palace, em Ondina, Salvador, houve uma Conferência Magna conduzida pelo sanitarista e consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Eugênio Vilaça, sobre o tema “Como ordenar a Rede a partir de Sistemas Universais de Saúde”.
Entre as estratégias e discussões trazidas por Vilaça, foi reforçada a necessidade de interligação das redes e foram sugeridas estratégias positivas e com baixo custo para efetivar com sucesso a Atenção Primária à Saúde por todo o país. “Atualmente, a busca pela APS está concentrada em enfermidades e sintomas gerais e inespecíficos. Para se trabalhar isso, é preciso muito mais uma escuta qualificada, um processo de trabalho mais organizado, como a utilização da hora marcada nos equipamentos, e uso de tecnologias fáceis para atender com qualidade a todos.”
Presente à mesa, a diretora financeira do COSEMS/BA, Jacqueline Bomfim, reforçou o posicionamento de Vilaça sobre a necessidade urgente de interligação dos equipamentos de Saúde com a Atenção Primária. “Precisamos fazer com que a Atenção Primária seja a indutora na organização dos fluxos na Saúde”, declarou. Participaram também da mesa o diretor da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do estado da Bahia (SESAB), Cristiano Sóster, e do representante técnico do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Marcelo Pedra.