As ações do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) pelo fortalecimento da Rede Cegonha foram expostas e ressaltadas no Seminário sobre Mortalidade Materna “Avanços e Desafios na Garantia de Direitos”, que ocorreu durante toda a quarta-feira (20/06) no auditório do Ministério Público da Bahia, no CAB, Salvador.
Durante a abertura do evento, feita pelos promotores públicos Mirella Brito e Rogério Queiroz, o promotor enalteceu a presença maciça do COSEMS/BA. “Temos este grande parceiro que é o COSEMS/BA, aqui tomando a primeira fila, nesta ação estratégica em busca de reduzir os índices de Mortalidade Materna na Bahia”.
De fato, além da equipe técnica do Conselho, diversos secretários participaram do evento. Entre eles, os secretários municipais de Saúde Antônio Marcelino (Piritiba), Eleuzina Falcão (São Francisco do Conde) e o diretor de Informação, Educação e Comunicação, Pablo Campos Alves (SMS Andorinha), que representou o COSEMS/BA antes da exposição realizada pelo coordenador do Apoio Institucional do COSEMS/BA e referência técnica para a Rede Cegonha, Manoel Henrique Miranda, sobre as ações do COSEMS/BA pelo fortalecimento da Rede nos municípios baianos. “Estou muito emocionado por estar vendo aqui hoje o resultado de muito trabalho de pessoas que lutam para que vidas não sejam perdidas na Mortalidade Materna. Fico feliz por fazer parte disso”, apontou Pablo.
Pela tarde, houve espaço ainda para que experiências municipais pudessem ter voz de como têm sido os esforços no interior da Bahia sobre o tema. Apresentaram trabalhos a secretária de Saúde de Riachão de Jacuípe, Juliana Carneiro, e a enfermeira obstétrica do Hospital de Pequeno Porte (HPP) de Salinas das Margaridas, Daianne Soares, acompanhada do gestor de Saúde do município, Francisco Santana.