A 260ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira (19/06) teve como destaque a atuação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Bahia (COSEMS/BA) na mesa da bipartite sobre temas fundamentais para o SUS na Bahia como o Glaucoma e a situação de vazios existenciais na Rede de Oncologia.
A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, fez falas firmes sobre os dois temas. Sobre a Oncologia, que é tema prioritário do COSEMS/BA em 2018, Stela apontou a necessidade de regionalizar os investimentos sobre a questão. “Estamos hoje aprovando o Plano de Expansão em Radioterapia (PER/SUS) para o município de Ilhéus. Mas gostaria de lembrar a necessidade de avançar pela Oncologia em outros municípios. O Ministério da Saúde precisa entender o que nossos pacientes estão passando. Não é brincadeira”, reforçou.
Já em relação ao Glaucoma, a presidente que é diretora de Regionalização e Descentralização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), informou sobre o novo encaminhamento fruto da luta do COSEMS/BA sobre o assunto. “Falei na reunião de maio do CONASEMS para considerar a Portaria Conjunta nº11 e colocar o parâmetro de 1,5 para 3 de prevalência para a população acima de 40 anos, o que aumenta o teto da Bahia para algo em torno de 16 milhões de reais. A proposta chegou à Comissão Intergestores Tripartite, onde o ministro da Saúde ficou de se reunir para avaliar os termos. No último dia 11, estive novamente em Brasília e, segundo o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, o ministro garantiu a ele que vai acatar a nova proposta no dia 26 de julho.”
Outros temas também foram abordados, como a situação da Influenza na Bahia com o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, o aditivo no PAR da Rede Cegonha e resolução CIB sobre teste de Gravidez com a diretora da Gestão do Cuidado (DGC), Liliane Mascarenhas, e a pactuação com o novo cronograma para a revisão do Planejamento Regional Integrado conforme a Resolução CIT nº37, de 22 de março de 2018.