A terça-feira (19/06) foi de muita integração e ricas exposições na Reunião Ampliada do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) que ocorreu no auditório da UPB, no CAB, Salvador. A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, junto a todo o corpo de secretários presentes, pôde desfrutar de uma confraternização típica de São João, com direito a um café-da-manhã regional antes do início da reunião. E a integração não parou por aí. Na primeira pauta, houve a Roda de Terapia Comunitária Integrativa com a participação dos gestores municipais.
Em seguida, vieram as apresentações de temas relevantes à Saúde na Bahia. A referência técnica do COSEMS/BA para a Assistência Farmacêutica, Renata Mundim, fez um informe pela urgência no cadastramento dos secretários no levantamento nacional sobre a Relação Municipal de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e a situação dos processos de compras pelos municípios brasileiros. Já o representante do Distrito Sanitário Indígena da Bahia do Ministério da Saúde (DSEI/MS), Francisco Rodrigues, expôs aos presentes sobre o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI).
A assessora da Presidência da Fiocruz para a agenda 2030, Cláudia de Souza, explicou sobre o tema e sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o chefe da divisão de Banco de Dados do Tribunal de Contas dos Municípios do estado da Bahia (TCM/BA), Fabrício Muniz, destacou a importância do Índice de Efetividade da Gestão Municipal e a representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Eliane Ventura, trouxe dados do Programa de Triagem Neonatal na Bahia e reforçou o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.
Sobre o assunto, a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, foi enfática. “Precisamos dar este alerta e este chamamento aos gestores porque estamos atentos à Saúde da População Negra, que é tema prioritário do COSEMS/BA esse ano”.