Os debates sobre a Rede Cegonha continuam firmes com a participação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA). Nesta terça-feira (12/06), a Reunião do Observatório do Projeto “Rede Cegonha: Efetivando a Dignidade” que ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual teve a presença da secretária da Saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, e do coordenador do Apoio Institucional do COSEMS/BA, Manoel Henrique Miranda.
O encontro teve apresentações sobre Pré-Natal e Vinculação da gestante com má formação fetal feita pelo Dr. Manoel Sarno, sobre o Projeto SWAP – Setor Saúde feita pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e sobre o curso de gestão para Maternidades da Rede SUS feita pela representante da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), Dra. Cristiane Firpo.
Outro momento importante foi a exposição da experiência exitosa de São Francisco do Conde acerca da atuação do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima no fortalecimento da Rede Cegonha. Foram apresentados indicadores, metas e serviços que auxiliaram o município em uma melhor atenção às gestantes, aos partos e aos bebês, especialmente na redução dos óbitos fetais.
Segundo Eleuzina Falcão, as estratégias giraram em torno de reuniões com o Ministério Público municipal, discussão intersetorial dos casos de óbito com investigação do Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal (CEPOIF), criação de Câmara Técnica de Análise de óbitos e elaboração de fluxos de encaminhamento ao Alto Risco.