O aperfeiçoamento dos serviços de Regulação no estado da Bahia foi foco de importante discussão na 4ª Reunião do Fórum de Regulação do estado da Bahia que ocorreu na tarde desta quinta-feira (08/06), na sala de sessões do Ministério Público do estado da Bahia, no CAB, Salvador. O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou do debate através das presenças das secretárias de Saúde Eleuzina Falcão (SMS São Francisco do Conde) e Graciela Rocha (SMS Iraquara) e da assessora técnica do COSEMS/BA, Thais Gaspar.
A reunião foi marcada pela apresentação da diretora de Regulação e Assistência à Saúde (DIREG), Rita de Cássia Santos, sobre avanços e desafios no âmbito da Regulação da Bahia. Como perspectiva para novos avanços foram pontuadas as necessidades de melhorar os fluxos de acesso, fortalecimento da contra referência, instituir os protocolos específicos no sistema SUREM por linha de cuidado e iniciar o processo de compartilhamento de ocorrências.
A secretária Eleuzina Falcão trouxe para o Fórum demandas diagnosticadas pelo GT da Regulação. “Para nós, o transporte de urgência entre hospitais ainda é um problema que precisa avançar bastante nas discussões.” A secretária Graciela Rocha igualmente se posicionou sobre o tema. “Nós temos um gargalo importante também no transporte e na regulação especialmente nas questões que envolvem as gestantes e os bebês. É um problema grave que precisa de resoluções”, avaliou.
Após a atuação das secretárias, o promotor público do estado da Bahia, Rogério Queiroz, sugeriu que o COSEMS/BA apresente, na próxima reunião do Fórum, que será no dia 8 de agosto, um levantamento de todas as dificuldades que o COSEMS/BA tem enfrentado em relação à regulação nos municípios. A proposta foi aceita por todos e já consta na pauta do próximo encontro do Fórum Estadual.