Conforme encaminhado pela 259ª Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ocorrida no último dia 17 de maio, a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e diretora de Regionalização e Descentralização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Stela Souza, trouxe, novamente, a pauta do Glaucoma para a reunião da diretoria do CONASEMS, em Brasília.
Em consenso com o presidente Mauro Junqueira, foi direcionada nova proposta para o tema que sofre com a desassistência na Bahia após a publicação da Portaria 3011/17, que reduziu os recursos disponíveis para o atendimento. “Foi feita uma proposta na reunião da diretoria do CONASEMS de considerar a Portaria Conjunta nº11 e colocar o parâmetro de 1,5 para 3 de prevalência para a população acima de 40 anos. Desta forma, o teto para a Bahia aumenta para mais ou menos 16 milhões de reais”, comenta Stela Souza.
Stela ressaltou também que, na Bahia, a discussão sobre o Glaucoma na Reunião Ampliada da Diretoria Executiva já foi tema de debate sete vezes consecutivas e que era urgente dar uma resposta mais precisa aos gestores e à população. Por isso, a presidente voltou à Brasília, mesmo com as dificuldades no transporte devido à falta de combustíveis, para retomar este debate tão caro à Saúde no SUS Bahia. Agora, é esperar os novos encaminhamentos provenientes da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A luta continua.