A segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas foi lançada na manhã desta terça-feira (24/04) com a participação de diversos secretários municipais de Saúde do estado da Bahia e a representação do diretor de Informação, Educação e Comunicação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Pablo Campos Alves (SMS Andorinhas) no auditório do SENAI/CIMATEC, em Salvador.
A importante decisão do governo do Estado da Bahia pelo Mutirão foi justificada pela realização de mais de 18 mil atendimentos e 14 mil procedimentos cirúrgicos na primeira etapa e o desafio de operar mais dez mil cidadãos baianos por toda a Bahia até dezembro deste ano foi comentado pelo governador Rui Costa na cerimônia.
“Esse programa que, há um ano e meio atrás parecia impossível de acontecer, hoje é referência para muitos estados no país. A nossa equipe tem viajado a convite de outros governadores, inclusive São Paulo, para implementar o projeto que é de absoluto sucesso aqui na Bahia.”
O secretário da Saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, e a primeira-dama do governo, Aline Peixoto, idealizadora da iniciativa, também discursaram e informaram que, nesta segunda etapa, algumas modalidades como cirurgias de tireóide e colostomia serão acrescentadas. Eles lembraram também que, nesta segunda fase, serão possíveis realizar cirurgias pediátricas, para pacientes de 4 a 13 anos. O Mutirão de Cirurgias já começa nesta quarta-feira (25/04), em Dias D’Ávila. O acesso dos pacientes continuará através do Sistema Lista Única.