O GTI Estadual para o Programa Saúde na Escola (PSE) se reuniu na tarde desta quarta-feira (28/03), na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no CAB, Salvador, em busca de fortalecer as estratégias do Programa que promove ações de saúde em escolas por toda a Bahia. Ciente da importância do Programa, o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) esteve presente com as secretárias de Saúde Karine Santos (SMS Anguera) e Juliana Carneiro (SMS Riachão do Jacuípe), além da assessoria técnica do COSEMS/BA, Thais Gaspar.
Entre as discussões, o ponto principal levantado foi a falta de monitoramento das ações do programa, pelos municípios e pelo próprio GTI Estadual, que tem buscado com o Ministério da Saúde o levantamento dos dados para avaliação dos relatórios de atividades. O que se espera é que, com a revalidação das adesões para 2018, o Grupo possa receber os dados de 2017 para compreender e planejar a forma como serão desenvolvidas as ações de 2018.
Participaram dos debates representantes da Coordenação de Educação Ambiental e Saúde da Secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), Rosa Gaspar, a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Alba Souza, representante da Diretoria da Atenção Básica da SESAB, Nilma Lima, representantes da Diretoria da Gestão de Cuidado da SESAB, Márcia Porto e Andrea Antunes e a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Bahia (Undime-Bahia), Sônia Batista.
Entre os encaminhamentos, foram programadas webpalestras mensais sobre o PSE, a continuação dos debates sobre o PSE no GTI Estadual e encaminhamento de nota técnica e solicitação de reunião técnica com o Ministério da Saúde sobre o Programa.