A luta do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) pelo fortalecimento da Rede Cegonha na Bahia foi enaltecida nesta sexta-feira (23/03) em reunião com o Ministério Público da Bahia (MP), no CAB, Salvador. A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, a assessora jurídica Isadora Maia e a secretária-executiva, Maria Luiza Campelo, receberam os elogios dos promotores públicos da Bahia, Mirella Barros Conceição Brito e Rogério Luís de Queiroz. “Nas linhas do Observatório Maternidades, do qual o COSEMS/BA faz um belíssimo trabalho, nós já começamos a identificar os problemas relacionados à Rede Cegonha. Agora, precisamos do apoio do COSEMS/BA para que todos os municípios possam ter atendimentos de qualidade e igual para todos”, disse Mirella Brito.
A presidente Stela Souza agradeceu o reconhecimento e firmou parcerias para que a Rede Cegonha chegue à todas as regiões de saúde. ” O COSEMS/BA já começou o trabalho na Rede Cegonha pelas 10 regiões de saúde que não possuem um plano regional para a Rede Cegonha. Agora, com essa parceria muito importante do MP, vamos traçar novas estratégias além desta: busca ativa das gestantes em todos os municípios para orientação e cumprimento qualificado de consultas mínimas de Pré-Natal, localizar todos os serviços que temos na Bahia para posterior mapa de vinculação, divulgação aos secretários municipais de Saúde das webAulas de capacitação propostas pelo Observatório de Maternidades e a inclusão da Macro Norte e da região de saúde de Santo Antônio de Jesus como prioridade nas questões relacionadas à Rede Cegonha”.
Ao final das discussões, o promotor Rogério reconheceu a aliança em prol da Saúde pública na Bahia. “Achei espetacular essa estratégia do COSEMS/BA pela Rede Cegonha. Nós estamos também nesse projeto pela Rede Cegonha e este alinhamento é muito importante para o êxito dele”, disse o promotor Rogério Queiroz.