O fórum de discussão da Reunião Ampliada da Diretoria Executiva do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) teve mais um encontro qualificado na manhã desta quarta-feira (14/03) no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Cab, Salvador.
Além dos informes sobre a participação do COSEMS/BA na Oficina de Alinhamento Projeto Iniciativa Educacional – Combate ao Aedes Aegypti, na Oficina Educação Permanente em Saúde – PROEPS-SUS, a reunião debateu a situação do Glaucoma na Bahia. O tema foi tratado com a participação de diversos secretários preocupados com a desassistência aos pacientes de Glaucoma dos seus municípios e encaminhou pela criação de uma nota de esclarecimento ao público sobre todas as estratégias já tomadas pelos secretários de Saúde por meio do COSEMS/BA.
A reunião teve também a presença do presidente da UPB, Eures Ribeiro, que convidou os secretários a aderirem ao 6º Encontro de Prefeitos que ocorre na sexta-feira e sábado (16 e 17/03) no SENAI/CIMATEC, em Salvador. “Nós precisamos dos secretários de Saúde no debate porque são eles que realmente sabem como estão as questões de Saúde dos municípios”, ressaltou.
Ao final dos debates, a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, apresentou os quatro temas prioritários para a entidade em 2018: Saúde da População Negra, Oncologia, Rede Cegonha e Saúde Mental. Sobre a Rede Cegonha, o coordenador do Apoio Institucional, Manoel Henrique Miranda, explanou sobre o que já tem sido feito em relação a esta temática importante para a saúde materna e infantil na Bahia.