Os esforços do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) pela manutenção dos recursos para o tratamento dos pacientes do Glaucoma continuaram nesta terça-feira (13/03).
A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, fez a entrega do relatório sobre os pacientes do Glaucoma no estado da Bahia ao presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira em um encontro em Brasília. O presidente Mauro agora vai destinar os documentos ao Ministério da Saúde para reavaliação dos recursos reduzidos em reunião na próxima segunda-feira (19/03).
A situação de desassistência dos pacientes em tratamento do Glaucoma na Bahia é combatida pelo COSEMS/BA desde a divulgação da Portaria 3011/2017, que agrega os procedimentos FAEC para o MAC e que reduziu a cobertura para apenas 37% dos pacientes que estavam sendo atendidos até maio/2017. Através de luta incansável, o Conselho foi ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, que firmou compromisso de revisar a Portaria, caso fosse comprovada a necessidade de atendimento. Agora, os documentos vão chegar às mãos do Ministério da Saúde para reavaliar a decisão tomada pela Portaria.