Os debates seguem ávidos por melhorias para a Saúde da Bahia nos encontros ampliados da Diretoria Executiva do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA). Nesta quinta-feira (01/02), a Reunião Ampliada trouxe importantes discussões sobre o Glaucoma, PPI e Vigilância Epidemiológica.
As discussões tiveram a participação da presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, do vice-presidente, Hassan Iosseff (SMS Jequié), da diretora de Articulação Regional, Denise Mascarenhas (SMS Feira de Santana), das suplentes Raquel Ferraz (SMS Abaré) e Rosania Rabelo (SMS Madre de Deus) e dos demais secretários municipais da Saúde que estiveram presentes no auditório da UPB, no CAB, Salvador.
A reunião contou com a apresentação da assessora técnica da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), Cristiane Macedo, sobre as normas da nova PPI (Programação Pactuada e Integrada) e as novas datas das Oficinas Regionais, a apresentação e discussão sobre as endemias (febre amarela, malária e hanseníase) feita pela coordenadora de agravos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Maria Aparecida Figueiredo, e pela técnica da DIVEP, Ana Luisa Itaparica, e os encaminhamentos sobre o Glaucoma informados pela presidente Stela Souza.
“Precisamos fechar, até o dia 28 de fevereiro, a lista dos pacientes com glaucoma que estão com atendimento regular e daqueles que não completaram os atendimentos. Então, precisamos fazer essa força tarefa em nossos municípios para entregar a lista a tempo de enviarmos ao ministro da Saúde”, comunicou Stela.