Um dos temas mais polêmicos da Saúde na Bahia e que teve recentemente sinalização de redução de recursos, o Glaucoma, é novamente foco de mobilização do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA).
Nesta quarta-feira (24/01), a diretora de Regionalização do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, junto com a Diretora Financeira Jacqueline Bomfim, levou esta pauta para Brasília, na reunião de Diretoria do CONASEMS, que teve a participação do Ministro da Saúde Ricardo Barros.
Stela Souza, colocou para o Ministro e a Diretoria do Conasems que estava pleiteando, conforme compromisso assumido na última Reunião Ampliada do COSEMS/BA e última CIB (Comissão Intergestores Bipartite), o retorno da discussão sobre os recursos destinados para o glaucoma na Bahia, pois o valor destinado cobre apenas 37% dos pacientes que estavam sendo atendidos até maio/2017. Em resposta, o ministro autorizou a retomada do grupo de discussões do Glaucoma e, se for o caso, a revisão da Portaria 3011, que agrega os procedimentos FAEC para o MAC.
“O COSEMS/BA tem lutado de maneira incansável com relação ao Glaucoma e outras pautas, em todos os espaços. Fazemos questão de estar presente lutando pela melhoria da Saúde da Bahia e pelos avanços do SUS”, comemorou Stela. O encontro ocorreu durante a reunião do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que teve a presença do presidente do Mauro Junqueira.