Mais um importante passo foi dado rumo à regionalização da Saúde na Bahia. Nesta sexta-feira (15/12), houve a inauguração do Hospital Regional da Costa do Cacau com a presença do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), através da sua presidente, Stela Souza.
Feliz com a abertura desta importante unidade, Stela Souza afirmou que “este é um marco para a regionalização da Saúde e traz avanços para o SUS e para a população da Bahia”. Além da inauguração, a programação contou ainda com visita guiada à imprensa, entrevista coletiva e reunião entre os prefeitos da região e o governador Rui Costa sobre os Consórcios de Saúde para a Políclina Regional que será instalada em Itabuna.
Na oportunidade, o governador da Bahia, Rui Costa, enfatizou o processo de regionalização que vem sendo feito pelo governo do Estado. “Nós queremos garantir uma saúde pública de qualidade para todos. Este hospital se une as Policlínicas regionais que vêm sendo inauguradas também com esse intuito”, declarou.
Para o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, o Hospital que conta com 225 leitos distribuídos entre as especialidades clínica médica, cirúrgica e Terapia Intensiva (30 leitos exclusivos) é destaque por estar apto a receber casos de média e alta complexidade, e especialmente, a cirurgia cardíaca. “Este é o primeiro hospital público a realizar cirurgia cardíaca, livre intervenção, angioplastia e cateterismo cardíaco, além de dispor dos serviços de urgência e emergência. E ainda estamos trabalhando para que ele entre na rede de Oncologia e também de transplante renal”, anunciou.
Para a região, foi anunciada ainda a construção de uma Policlínica em Itabuna, que já começa a licitação esse mês, e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ilhéus (tipo 3), com o processo de credenciamento autorizado pelo Ministério da Saúde. Participaram ainda das atividades diversos secretários, a apoiadora Institucional do COSEMS/BA, Rosangela Almeida, deputados e os senadores da Bahia, Otto Alencar e Lídice da Mata.