O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), através da sua presidente, Stela Souza, convida todos os municípios baianos para participar do Dia de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, causador de arboviroses como a dengue, zika e chicunguya, que será realizado no próximo dia 15 de dezembro.
De acordo com Stela Souza, o objetivo desta ação é fazer com que os municípios realizem uma grande mobilização junto à população para combater o vetor das doenças acima citadas.
Segundo o LIRAA (Levantamento Rápido de Índice para o Aedes Aegypti), divulgado pelo Ministério da Saúde, até o dia 28 de novembro, a Bahia registrou 76 cidades em situação de risco, 124 em alerta e 81 com índice satisfatório. “Precisamos fazer com que a população entenda que o combate ao Aedes Aegypti é uma ação cotidiana e predominantemente domiciliar”, afirmou a presidente.
Nesta quinta-feira (07/12), o COSEMS/BA está encaminhando um ofício aos secretários municipais de Saúde da Bahia solicitando formalmente a adesão dos municípios ao Dia de Combate ao Aedes Aegypti.