O Grupo Condutor de Redes (GCR), do qual o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participa, cumpriu um papel importante de diálogo entre municípios e Estado na manhã desta segunda-feira (04/12). Um dos pontos tratados nas discussões foi sobre as verbas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Desta Rede, foi demandado um Grupo de Trabalho para aprofundar a discussão e avaliar os serviços pelo estado da Bahia. Outra demanda fez referência ao Projeto Piloto para monitoramento do acesso e confirmação diagnóstica do câncer na Região de Saúde de Guanambi.
Houve espaço ainda para apresentação do Hospital Municipal de Salvador feita pelo Dr. Ivan Paiva, gerente de urgências do instrumento, e as Policlínicas da Chapada e de Ilhéus (a ser inaugurada no dia 15 de dezembro), feita pela diretora da Atenção Especializada (DAE), Alcina Romero, que entram para aprovação na Rede de Urgência e Emergência (RUE).
A reunião teve a presença, por parte dos municípios, da presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, dos secretários municipais de saúde, José Antônio Rodrigues (Salvador), Odilon Rocha (São Félix), Raquel Ferraz (Abaré) e Gerardo Saraiva (Livramento de Nossa Senhora), da Equipe de Apoiadores Regionais e equipe do escritório COSEMS/BA. Pelo Estado, estiveram presentes os representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Cássio Garcia, Ivonildo Dourado, Alexandro Miranda (DGC), Liliane Mascarenhas (DGC), Alcina Romero (DAE), Cristiane Macedo (APG) e Cristiano Sóster (DAB).