Fortalecer e aumentar a participação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) nas decisões e nas agendas do Ministério da Saúde (MS) para a Bahia. Este foi o principal objetivo do encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira (30/11) em Brasília entre o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o secretário-executivo do MS, Antônio Nardi e o diretor da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Francisco Figueiredo, com a comitiva do COSEMS/BA, liderada pela presidente Stela Souza e composta pelo vice-presidente, Hassan Iossef, a diretora financeira, Jacqueline Bomfim, e o membro da CIB, Odilon Rocha.
De acordo com a presidente Stela, o ministro Ricardo Barros se mostrou bastante receptivo à solicitação do COSEMS/BA e concordou em promover uma aproximação maior entre o Ministério da Saúde e as suas diversas secretarias com a instituição, inclusive nas discussões para a tomada de decisões relativas ao estado da Bahia a respeito de investimentos e outras ações, “pedi ao ministro uma atenção especial com relação a ouvir mais os municípios, pois é lá onde a saúde acontece”, destacou a presidente.
No encontro, ficou definido que o COSEMS/BA estará reunido até o final da primeira quinzena de dezembro com representantes da Secretaria de Atenção à Saúde do MS para encaminhamento das demandas referentes aos municípios baianos.
DENASUS
Na quarta-feira (29/11), a presidente Stela Souza participou de uma reunião com o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Ministério da Saúde (DENASUS), Ulisses Amorim, para solicitar da instituição uma maior aproximação dos municípios. “A auditoria do SUS precisa ser, antes de tudo, um instrumento de gestão e não apenas de constatação de falhas e punições aos gestores”, afirmou. Também foi agendada com Ulisses Amorim a sua participação como palestrante no Seminário da Agenda Temática COSEMS/BA, com os gestores municipais, no início de 2018.