A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada no auditório da Secretaria de Educação, na tarde desta segunda-feira (20/11), foi fundamental para os municípios conseguirem enviar as propostas de emendas parlamentares para a obtenção de recursos antes da data limite de quarta-feira (22/11) estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para apresentação da Resolução CIB. Isso porque foi pactuado que as propostas serão aprovadas Ad Referendum e, com isso, os municípios poderão solicitar as emendas até a data limite determinada pelo MS.
Esta decisão contempla a proposta elaborada na Reunião Ampliada do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), apresentada na CIB pela presidente do COSEMS/BA e coordenadora adjunta da CIB, Stela Souza, e acompanhada pelos representantes do COSEMS/BA na CIB, José Antônio Rodrigues (Salvador), Raul Molina (Cabeceiras do Paraguaçu) e Odilon Cunha Rocha (São Félix) e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), representada pelo secretário da Saúde e coordenador da CIB, Fábio Vilas Boas, e os membros Cássio Garcia, Rívia Barros e Ana Paula Dias.
Na ocasião, foi criado um Grupo Técnico para discutir a Portaria 3011/2017, sobre a transferência de procedimentos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) para o Teto da Média e Alta Complexidade (MAC), a Portaria 2730/2017 (sobre câncer de mama) e sobre a situação do glaucoma na Bahia, com reunião marcada para quarta-feira (22/11).
Outro destaque foi a aprovação da Resolução CIB acerca das destinações de recursos para as Cirurgias Eletivas no estado para este ano. Durante os debates, a presidente Stela fez a entrega de bótons da campanha do Novembro Azul do COSEMS/BA aos membros da mesa e aos secretários em alusão aos cuidados na prevenção ao Câncer de Próstata. Esteve presente também à reunião a deputada estadual e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, Fabíola Mansur.