O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) entrou na luta junto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em defesa de uma melhor distribuição tributária em favor dos municípios brasileiros.
Um vídeo produzido pela CNM e disponibilizado através do link abaixo explica, de maneira didática, o desequilíbrio fiscal que tem afetado diretamente os municípios brasileiros. Uma grande mobilização está sendo articulada para o próximo dia 22 de novembro em Brasília como forma de protesto do atual cenário que penaliza os municípios e diretamente a população brasileira.
Veja o vídeo da campanha no link.
Agenda
A mobilização se inicia no dia 21 com uma sessão solene na Câmara dos Deputados, seguida de reunião entre os municipalistas e as lideranças estaduais. Durante a tarde, está previsto um encontro no Tribunal de Contas da União (TCU), cuja pauta se debruçará sobre a questão das creches escolares e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para finalizar os trabalhos, os municipalistas abrirão espaço de diálogo com as bancadas estaduais com intuito de levar até os parlamentares a pauta prioritária.
Já na quarta-feira (22/11), o dia começa com uma reunião no auditório Petrônio Portela, localizado no Senado Federal. Ao meio dia, os participantes da mobilização deixam o Senado e percorrem a Esplanada dos Ministérios rumo ao gramado do Congresso Nacional. O ato será o ponto alto da mobilização. Finalizado o percurso, o movimento municipalista se reunirá na sede da CNM para traçar um balanço das atividades realizadas e próximos passos. A expectativa é que deputados e senadores votem, ao final do dia 22, os vetos ao Encontro de Contas.
Programação completa das atividades no site.