Com o objetivo de traçar linhas de ação e perspectivas acerca da informação em saúde no âmbito dos municípios, o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma Oficina de Trabalho sobre Informação em Saúde na cidade de Brasília nos dias 9 e 10 de novembro. A atividade teve a colaboração da assessora técnica do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Thais Gaspar, que trouxe experiências dos municípios baianos durante a Oficina.
No primeiro dia, foi apresentado o projeto de Informatização das Unidades Básicas de Saúde, que foi destacado pela equipe da Diretoria de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) como um projeto que vai melhorar a compreensão dos problemas de saúde da população no intuito de subsidiar a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal. Veja aqui mais orientações sobre o sistema, que inicia as adesões para os municípios em dezembro.
Já no segundo dia, a Gerente do Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde – CNES, Luanna Costa, informou as dificuldades de aplicação dos ditames da Portaria 1.646/2015, que institui o CNES como documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente da natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo para a adequação dos gestores a essa portaria é de até dezembro de 2017.
Ao final, a Coordenação Geral de Sistemas de Informação (CGSI) apresentou o Conjunto Mínimo de Dados – CMD, baseado na Resolução CIT nº 6, de 25 de Agosto de 2016, que firma a estratégia como assumida pelas três esferas de gestão visando à redução da fragmentação dos sistemas de informação da atenção à saúde e a integração dos sistemas: BPA-C, BPA-I, APAC, AIH, RAAS-AD, RAAS-PSI.