O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou, na terça-feira (7/11), no auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), de mais uma etapa para a criação do Hospital Regional da Bacia do Rio Corrente, uma bandeira de luta dos 10 municípios que compõem o Consórcio de Saúde da Bacia do Rio Corrente (CISBARC). A Diretora financeira e secretária municipal de Saúde de Coribe, Jacqueline Bomfim e a assessora técnica, Fernanda Ludgero, estiveram presentes a este importante encontro.
A reunião teve a participação do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas, do presidente do CISBARC, Marcão Santana, do deputado estadual, Antonio Júnior e representantes de oito municípios da região. A diretora da Atenção Especializada da Sesab, Alcina Romero, apresentou um estudo técnico de viabilidade para a implantação do Hospital Regional da Bacia do Rio Corrente, a partir da qualificação do Hospital Dr. José Borba, localizado na cidade de Santa Maria da Vitória, transformando aquela unidade em um hospital de médio porte, com 100 leitos, atendimento de urgência, centro cirúrgico, internação, radiologia, ultrassom, tomógrafo, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 20 leitos (10 adulto e 10 neonatal).
Após a apresentação, a diretora do COESEMS/BA, Jacqueline Bomfim, e o prefeito de Santana e presidente do CISBARC, Marcão Cardoso, se reuniram com os representantes da região e destacaram que a proposta apresentada pelo secretário Fábio Vilas-Boas representa redução dos custos no atendimento aos pacientes críticos, alivia a demanda da região para o Hospital do Oeste, vai otimizar o funcionamento dos Hospitais municipais, criando fluxos de acordo com as linhas do cuidado. Após estas ponderações, os representantes decidiram solicitar ao secretário Fábio Vilas-Boas o agendamento, para os próximos dias, de uma audiência com o Governador Rui Costa afim de definir a participação do estado na concretização deste objetivo.
Para Jacqueline Bomfim, o empenho do secretário Fábio Vilas-Boas foi fundamental para que a criação do Hospital Regional da Bacia do Rio Corrente aconteça, “ele entendeu que nossa região, com cerca de 240 mil habitantes, necessita desta unidade, pois isso vai representar um grande salto de qualidade para toda a população, garantindo acesso em tempo oportuno e integralidade na assistência ao cidadão”. Ela finalizou informando que o COSMES/BA e o CISBARC vão elaborar um estudo mais aprofundado sobre nossas necessidades e possibilidades dos municípios, para levar na próxima reunião com o secretário Fábio Vilas-Boas e o governador Rui Costa.