Nesta quinta-feira (19/10), a secretária-executiva do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Maria Luiza Campelo e a assessora técnica, Thais Gaspar, participaram de reunião no Hospital Especializado Otávio Mangabeira, em Salvador, para acompanhar o processo de transição para o novo modelo de regulação do Programa de Oxigenoterapia Domiciliar, que vai passar a ter gerência da Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação de Atenção à Saúde (SUREGS) e não mais da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) a partir de dezembro.
A alteração permitirá a diminuição de etapas e mais rapidez no acesso aos pacientes que necessitem do serviço. Segundo as representantes do COSEMS/BA, a mudança será importante porque envolverá os gestores para contribuir e conhecer mais sobre essa assistência.
Segundo informou a superintendente da SUREGS, Ana Paula Dias, o primeiro passo do novo fluxo é realizar o diagnóstico da situação atual e a realidade dos pacientes. Essas informações serão levadas ao Grupo Condutor de Redes e à CIB (Comissão Intergestores Bipartite) de novembro. Na ocasião, o Protocolo Estadual Clínico de acesso ao Programa (disponível no site do Sesab através da Portaria 12 de 20/09/2017) também foi apresentado.