A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Stela Souza, e a diretora de Articulação Regional, Denise Mascarenhas, se reuniram na manhã desta terça-feira (10/10), na Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula, com a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, para tratar sobre os impactos na assistência decorrentes da liminar do Conselho Federal de Medicina (CFM), que suspende parcialmente a Portaria 2488 de 2011, impedindo os enfermeiros de requisitar exames.
Durante a conversa, Stela Souza pontuou que a posição do COSEMS/BA é de expectativa em relação às providências que o Ministério da Saúde irá adotar acerca da decisão judicial. Ela reconheceu que a manutenção da liminar pode prejudicar muito a assistência prestada pelos municípios à população. “Precisamos ter prudência e paciência para aguardar o desfecho desta questão jurídica”, ponderou. Também participaram do encontro, a secretaria executiva, Maria Luiza Campelo, o assessor jurídico, Victor Silva e a assessora técnica, Thais Gaspar.
Em seguida, a presidente Stela Souza e Denise Mascarenhas se dirigiram ao auditório da instituição, onde prestigiaram uma plenária com os enfermeiros, convocada pelas entidades de classe. Em sua saudação, Stela reiterou o posicionamento de prudência do COSEMS/BA sobre a liminar, externou o seu apreço pela categoria e finalizou informando que está atenta acompanhando junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e ao Ministério da Saúde os encaminhamentos desta questão.