O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) esteve representado no acolhimento dos 115 novos profissionais aceitos no Programa Mais Médicos (PMM), que vão atuar em 72 municípios na Bahia. O vice-presidente do Conselho, Hassan Iousseff e o Coordenador do Apoio Institucional da COSEMS/BA, Manoel Henrique Miranda participaram na tarde de sexta-feira (06/10), do evento realizado na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, Salvador.
Ao fazer sua saudação aos novos médicos, Hassan Iousseff ressaltou a importância do PMM para a melhoria da Atenção Primária dos municípios e desejou que todos tenham um excelente período de trabalho na Bahia, “o sucesso de todos vocês significa população bem atendida e melhoria dos indicadores de saúde dos municípios”, afirmou.
A médica Geisa Barreto, que fez a graduação na Bolívia e vai atuar no município de Jequié, estava motivada pela oportunidade de trabalhar na esfera pública, “eu acredito muito no poder de resolutividade do Programa, especialmente para evitar que as doenças crônicas sejam agravadas nas populações mais carentes”, avaliou. Ela e mais três outros profissionais seguem para trabalhar na cidade de Jequié.
Ainda no evento de acolhimento, a Referência Técnica do Ministério da Saúde para o PMM na Bahia, Soane Santos, fez uma rápida apresentação sobre os direitos e deveres do profissional pertencente ao programa. Para ela, o PMM tem sido cada vez mais importante para os municípios, “O PMM está proporcionando que médicos cheguem para atuar nos mais distantes municípios do país e isso representa acesso ao Sistema Único de Saúde para muitos brasileiros”. No total, a Bahia possui 1.700 médicos do Programa e no Brasil, cerca de 18 mil médicos atuam contratados pelo PMM.
Segundo dia do acolhimento
A atividade de acolhimento do sábado (7/10) também teve a presença do COSEMS/BA. A secretária executiva, Maria Luiza Campelo, e a assessora técnica, Thais Gaspar, acompanharam as atividades relativas à Atenção Básica e o sistema de Telemedicina, conduzidas pelo diretor de Atenção Básica e Coordenador Estadual do PMM, Cristiano Sóster e prestaram apoio nas ações de logística no deslocamento dos médicos e médicas aos municípios onde vão atuar.
Veja aqui a relação dos municípios contemplados.