A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, alerta os gestores municipais de saúde para o fim do prazo de adesão ao selo UNICEF. A data limite para o envio do cadastro e termo de adesão vai até o dia 31/08. Está ação de mobilização dos municípios é fruto da parceria entre o COSEMS/BA e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e tem por finalidade aumentar a adesão dos gestores baianos ao programa de certificação para a obtenção do Selo UNICEF.
Stela Souza destaca a importância dos municípios obterem o selo UNICEF e poder contar com uma série de benefícios voltados a melhorias da qualidade na gestão e no sentido de estimular políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “Precisamos ter a cada dia mais ações que estimulem políticas prioritárias de atenção às nossas crianças e adolescentes”, avalia a presidente.
Entre os principais benefícios que os municípios podem obter com o selo UNICEF estão: a assistência técnica qualificada do UNICEF durante os 4 anos da gestão municipal, a utilização da marca do UNICEF em todas as suas ações do município, recebimento de materiais de apoio à implementação das ações; estímulo a intersetorialidade dos municípios, principalmente entre as secretarias de saúde, assistência e educação, e entre a prefeitura, os adolescentes e a comunidade, com foco na gestão dos resultados; certificação internacional do UNICEF, como reconhecimento às melhores práticas para a garantia dos direitos da infância e da adolescência do município;
A inscrição é gratuita e para aderir ao cadastro, o gestor municipal só precisa preencher o Termo de Adesão e Cadastro, que estamos disponibilizando no link abaixo, enviando uma cópia para o e-mail anacarla@selounicef.org.br e uma outra pelos correios para o Fundo das Nações Unidas para Infância, Praça Municipal Thomé de Souza, s/n – Edifício Elevador Lacerda, Centro, Salvador, Bahia, CEP 40020-010.
Além do link do termo de adesão e cadastro, também estão disponíveis o vídeo-convite da Presidente Stela Souza, o regulamento, as dicas de escolha do articulador e a relação dos municípios prioritários na Bahia. Vale ressaltar que todos os municípios podem participar, mesmo aqueles que não estejam na relação.
Selo UNICEF – Regulamento 2017/2020
Selo UNICEF – Termo de Adesão e Cadastro
Selo UNICEF – Dicas Escolha do Articulador
Selo UNICEF – Municípios Inscritos – BA 08.08.17